Alimentos Proibidos

CUIDADO: ALIMENTOS HUMANOS PODEM INTOXICAR O SEU PET.

Os animais geralmente parecem sentir vontade de comer tudo o que oferecemos à eles, contudo, não são todos os alimentos humanos que nossos pets podem ingerir sem prejudicar sua saúde.

Nessa época do ano, nas festas de fim de ano, é possível encontrar diversos animais próximo à mesas “pedindo” a comida que as pessoas estão comendo, que parecem inofensivas, mas que podem causar um dano grave no organismo do animal.

O chocolate é um dos principais vilões que possui o alcalóide teobromina que é derivado do cacau. No organismo dos animais, essa substância permanece, já que o fígado não a metaboliza. É o que causa uma intoxicação grave que pode levar a espasmos musculares, vômitos, taquicardia e diarreia.

As massas cruas de pão e bolo também os afeta, já que o fermento das massas poderá produzir álcool e gases no trato digestivo dos animais e causará fortes dores e até mesmo um rompimento nas vísceras.

Os acebolados e a cebola podem causar anemia grave devido à uma substância presente chamada “n-propildisulfito”, o alho se ingerido em excesso pelos animais, poderá causar gases e também levar a anemia.

As carambolas apresentam uma quantidade expressiva da ácido oxálico insolúvel que pode causar danos nos rins dos animais e levar a uma maior disposição na produção de cálculos de oxalato de cálcio. O Ruibarbo também possui ácido oxálico solúvel que pode causar problemas nos rins, assim como a Carambola.

As Uvas e passas também podem danificar os rins, já que qualquer tipo delas ingeridas em qualquer quantidade podem gerar problemas nos rins, mesmo que sejam orgânicas, com ou sem sementes e casca. Há casos de animais que desenvolveram falência renal aguda severa na ingestão de uvas e passas.

As sementes de pêra e maçã também não devem ser oferecidas aos nossos pets já que liberam pequenas doses de ácido cianídrico que é um tipo de veneno, no estômago dos animais. O ossos de aves cozidos também devem ser evitados, já que altera a estrutura molecular do colágeno do osso ao ser cozido, o que faz com que se torne mais rígido e aumente o risco de perfuração nos intestinos.

O chá preto, café e açucares também não podem ser ingeridos. O chá e o café possuem alcalóides neurotóxicos que podem gerar danos cardíacos e os açucares podem levar a diabetes, obesidade e cáries. Assim como o Xilitol que é um tipo de adoçante e pode causar convulsões, fraqueza, vomito, hipoglicemia e até a morte.

As sementes de linhaça podem intoxicar os animais devido ao ácido erúcico. Frituras também devem ser evitadas, pois devido à sua oxidação se tornam prejudiciais à saúde. Assim como a pimenta malagueta, que é outro vilão na alimentação, que pode gerar úllceras e gastrite.

Os vegetais como tomate, berinjela, batatas, jiló e pimentão possuem um glicoalcalóide que é a solanina que pode provocar transtornos gastrointestinais. As castanhas em geral, também não devem ser ingeridas. Em especial, as Macadâmias que podem fazer com que os animais apresentem tremores, depressão, vômitos, fraqueza, hipertermia e até queda dos membros traseiros.

Nessa época, é comum também a ingestão de bebidas alcólicas, o que não deve ser oferecido ao seu pet, já que a absorção do líquido neles é mais elevada e rápida que nos humanos e podem causar graves alterações nos rins, fígado e pâncreas.

Apesar de parecer inofensivos, os alimentos humanos não devem ser oferecidos aos animais sem que seja solicitado por um médico veterinário especializado, em outros casos, os animais devem alimentar-se de alimentos que são recomendados somente à eles.

Verônica Scheifer

Para mais informações entre em contato: marina@endocrinopet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *