Alopecia X em cães

Alopecia X

Pelagem lanosa, áspera e com falhas pode indicar alopecia x.

A Alopecia X, também conhecida como Black Skin, é uma dermatopatia hormonal, falacrótica, melanodérmica, bilateral, não inflamatória e simétrica. A Alopecia X atinge o corpo e poupa os membros e a cabeça dos animais. Afeta em sua maioria cães da raça Spitz Alemão, mas pode também mostrar sintomas em outras raças.

O filhote nasce com a sua pelagem normal, contudo após seu crescimento os cães que possuem a doença começam a demonstrar uma pelagem lanosa e ressecada e também queda dos pelos geralmente na região dorsal se estendendo para a cauda.

Nos dias atuais, é considerada uma Endocrinopatia e atinge cães machos e fêmeas de todas as idades, com um empobrecimento de melatonina e desequilíbrio nos hormônios sexuais.

O principais problemas da Alopecia X é perda dos pelos, que servem como uma proteção natural para a pele do animal. A pele do animal, diferente da pele dos seres humanos, não evolui por ficar exposta, o que gera diversas consequências como ressecamento, seborreia, infecções, hiperqueratose e também o câncer de pele.

Há diversos outros problemas de saúde que podem ser consequências da Alopecia X, como o estresse térmico, causado pela falta da pelagem que protege os animais das variações térmicas.

Para identificar a doença, deve ser feito um diagnóstico clínico, onde será observado a coloração da pelagem do dorso do animal. O diagnóstico pode ser feito com exames laboratoriais e testes endócrinos, que descartaram outras doenças dermatológicas e hormonais que poderão ser confundidas com a Alopecia X, já que geralmente é confundida por doenças como as dermatites causadas pelas picadas de pulgas e a sarna negra.

Verônica Scheifer

Para mais informações entre em contato: marina@endocrinopet.com

A Dra. Marina Madeira é formada em Medicina Veterinária com especialização em endocrinologia e metabologia de pequenos animais e faz parte da equipe do centro de especialidades CentroVet. Seu objetivo é a prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente endocrinopata, sempre priorizando a melhoria da qualidade de vida de cães e gatos. Faz atendimentos especializados relacionados a alterações endócrinas e metabólicas, tais como, Obesidade, Hipotireoidismo, Hipertiroidismo, Diabetes Hipoadrenocorticismo e Hiperadrenocorticismo de pequenos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *