Falsa Gestação

ENTENDA COMO OCORRE A PSEUDOCIESE E QUAIS SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS

A Pseudociese que é também conhecida como gestação psicológica, pseudoprenhez, falsa gestação, gestação psicológica ou lactação nervosa, afeta fêmeas entre seis a quatorze semanas após o estro, que é quando aparece primeiros sinais clínicos e comportamentos pré, peri e pós-parto.

Os principais sintomas que poderão ser apresentados é o ganho de peso, corrimento vaginal mucóide, inapetência, hiperplasia das glândulas mamárias, atitudes maternas como a adoção de objetos inanimados como filhotes, formação de ninhos, produção de leite e agressividade.

A pseudoprenhez é uma síndrome que acomete rotineiramente cadelas não gestantes e os principais problemas dos seu sintomas é que podem vir a gerar inflamações, tumores, infertilidade e até mesmo câncer.

A Mastite que é a inflamação que ocorre nas glândulas mamárias da fêmea devido ao leite que é produzido durante a falsa gestação e é retido pelo corpo do animal, pode se tornar generalizada e levar a fêmea à morte. Portanto, na presença de qualquer um desses sintomas após o cio, o animal deverá ser levado ao veterinário para evitar que seu quadro se agrave e leve a doenças tão graves que poderão levar a fêmea à morte.

Verônica Scheifer

Para mais informações entre em contato: marina@endocrinopet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *