Hipotireoidismo em Cães

O hipotireoidismo se caracteriza pela produção ineficiente dos hormônios tireoideanos T3 e T4 pela glândula tireóide, com consequente diminuição da atividade metabólica do organismo animal.

As raças de cães predispostas ao hipotireoidismo incluem:

Beagle, Labrador, Dogue Alemão, Poodle, Boxer, Golden Retriever, Doberman, Dachshund, Setter Irlandês, Schnauzer Miniatura, Pastor de Shetland, Cocker Spaniel e Lulu da Pomerânia.

Os sinais clínicos de hipotireoidismo geralmente ocorrem durante idade avançada (acima de seis anos) podendo se manifestar em uma idade precoce em raças mais predispostas.

Os sinais clínicos da doença incluem: fraqueza, depressão mental, ganho de peso, falta de disposição para o exercício e intolerância ao frio, que resultam da taxa metabólica reduzida. Fraqueza ocorre em 20%, obesidade ocorre em 41% e modificações dermatológicas em 60% dos cães hipotireoideos.

As alterações na pele e na pelagem são as anormalidades mais comumente observadas em caninos com hipotireoidismo. Os sinais cutâneos clássicos incluem alopecia (ausência de pelos) localizada ou generalizada, todas as formas de seborreia e edema facial (como na imagem).

O diagnóstico da doença deve ser feito exclusivamente pelo Médico Veterinário através de análise clínica, hemograma, testes bioquímicos, urinálise e teste de função tireoidiana.

Após ser diagnosticado, o hipotireoidismo pode ser tratado com reposição hormonal. Observa-se uma resposta ao tratamento com aumento na atividade e melhora na atitude, geralmente dentro de uma a duas semanas. O ganho de peso e as anormalidades neurológicas começam a melhorar dentro de uma a quatro semanas, enquanto as alterações dermatológicas podem levar quatro a seis semanas para melhorar e meses para se resolver completamente.

Com a detecção precoce e o tratamento apropriado, o hipotireoidismo pode ser controlado e ter um prognóstico excelente.

Em caso de dúvidas, consulte a EndocrinoPet: marina@endocrinopet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *