Piometra em cadelas: você conhece os riscos?

piometra em cadelas

Piometra em cadelas: aprenda sobre os riscos.

A Piometra é uma desordem do útero que pode surgir por uma reação inflamatória degenerativa e exsudativa do endométrio e pode estar associada ou não o miométrio devido a quantidade de bactérias no lúmen uterino. A doença afeta fêmeas de todas as espécies, sendo mais comum na espécie canina e geralmente em cadelas de meia idade ou idosas.

Existem dois tipos de Piometra, a aberta(com a cérvix aberta) e a fechada(com a cérvix fechada), sendo elas associadas a quantidade de ciclos estrais, idade e alterações ovarianas presentes no animal.

Geralmente a piometra em cadelas ocorre durante a fase do diestro, devido à grande produção de progesterona no ovário, o que pode incentivar o crescimento da secreção nas glândulas endometriais e acúmulo de líquidos no útero.

Os sintomas da Piometra aberta é uma grande secreção vaginal mucopurulenta e sanguinolenta, já na fechada é possível encontrar uma sensibilidade dolorosa abdominal e distensão. Sendo esses sintomas, variáveis de acordo com o estágio da doença em que o paciente situa-se.

O diagnóstico deverá ser feito por um médico veterinário que irá buscar além dos sinais físicos e clínicos, auxílio de imagens como o ultrassom e a radiografia que irão concluir o diagnóstico da doença.

O tratamento de piometra em cadelas pode ser feito de maneira clínica ou cirúrgica, de acordo com o estado que o animal encontra-se. A cirurgia geralmente é recomendada devido à eficácia de sua potência curativa.

piometra em cadelas

Para mais informações entre em contato pelo email: marina@endocrinopet.com ou através do celular (whatsapp): (31) 9 8475 7033.

A endocrinologista veterinária, Dra. Marina Madeira, é sócia-fundadora do EndocrinoPet, primeiro centro especializado em endocrinologia e metabologia de pequenos animais em Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), trabalha em parceria com clínicas veterinárias de Belo Horizonte e região metropolitana, através de encaminhamentos. Ou pelo contato direto dos tutores através dos canais de atendimento Endocrinopet. Compõe a equipe multidisciplinar do centro de especialidades veterinárias, CentroVet, prestando atendimento especializado de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças endócrinas e metabólicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *