Alimentação natural para cães e gatos

Alimentação natural para cães e gatos

A alimentação natural para cães e gatos promove qualidade de vida e a longevidade para seu peludo!

A comida exerce, na vida diária de Pets e tutores, mais que um papel de sustento. Crenças individuais, fatores sociais e culturais, meio ambiente, dentre outros, governam o padrão alimentar das pessoas e consequentemente influenciam a escolha da dietas de seus animais de estimação.

A busca por dietas alternativas aos alimentos convencionais cresceu muito e é um dos questionamentos mais frequentes dos tutores. Dietas ditas naturais, veganas, alimentos crus, dietas vegetarianas e dietas comerciais “naturais” são normalmente as principais pedidas. De acordo com a FDA (Food And Drugs Administration), uma dieta é considerada natural quando os alimentos nela presentes são preservados por conservantes naturais.

A tendência dos alimentos naturais se baseia em maior parte em ingredientes integrais, como frutas, legumes e carnes. Evita-se alimentos processados, como grãos refinados fontes de fibras e seus subprodutos. Vários benefícios da alimentação natural são conhecidos: o principal deles é a maior palatabilidade do alimento, ou seja, a comida é mais atrativa para os animais, que comem melhor.

Na rotina clínica, a dieta natural muitas vezes é utilizada como alternativa às rações tradicionais, quando o paciente apresenta resistência de aceitação da ração, ou quando alguma patologia exige uma dieta específica que não existe disponível como dieta pronta no mercado.

Outra dúvida frequente é se o animal vai sofrer alteração na consistência de suas fezes. Isso é um mito. Desde que a transição entre a dieta comercial e a dieta caseira seja feita de forma adequada, a consistência das fezes dos animais tende a ser a mesma.

É muito importante que a dieta seja prescrita por um veterinário capacitado para tal. As dietas naturais precisam ser suplementadas com vitaminas, minerais e aminoácidos e o veterinário é o único profissional capaz de saber quais as necessidades de cada animal.

Dra. Marina Madeira
Médica Veterinária Endocrinologista

2 comentários em “Alimentação natural para cães e gatos”

    1. Que alegria, 19 aninhos! Um guerreiro! A dieta natural, quando bem feita e suplementada corretamente, é mesmo uma excelente aliada no tratamento do diabetes mellitus. Por isso é tão importante o animal ter tutores dedicados e compromissados como você. Ficamos muito felizes com o resultado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *