Sede (e urina) em excesso pode indicar que o animal está doente

Seu pet está bebendo mais água e fazendo mais xixi do que o habitual? A causa pode ser Poliúria-polidipisia. Mas o que é isso?

Você pode notar que seu cão ou gato está urinando com mais freqüência ou está tendo acidentes na casa. A sede excessiva, também chamada de polidipsia, e o volume aumentado da produção de urina, poliúria, são problemas comuns na medicina veterinária de pequenos animais.

Muita sede, por que isso acontece?

Existem distúrbios que fazem a concentração de açúcar no sangue tornar-se muito elevada e, assim, a quantidade de açúcar que chega aos rins para ser eliminada também é grande, ocorrendo a perda de glicose pela urina.

Como não podemos urinar açúcar puro, o rim precisa dilui-lo com água para poder eliminá-lo. Portanto, quanto maior for a glicemia (concentração de glicose no sangue), mais intensa será a glicosúria (perda de glicose na urina) e maior será o volume de urina produzido.

O aumento da micção, por sua vez, causa um aumento da sede, então você também pode notar que seu animal de estimação esvaziar seu prato de água com mais freqüência.

QUAL DOENÇA CAUSA TANTA SEDE?

A diabetes mellitus é causa mais comum dentre os distúrbios hormonais que causam esses sintomas, principalmente em cães e gatos de meia-idade a idosos. Trata-se de um distúrbio do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas causado por uma deficiência insulínica absoluta ou relativa.

A insulina é um hormônio anabólico cujo trabalho é disponibilizar açúcar, aminoácidos, eletrólitos e ácidos graxos para dentro das células do corpo do animal. A falta de insulina fará com que essas substâncias vitais permanecem fora das células enquanto as células morrem de fome mesmo estando cercadas pelos nutrientes dos quais precisam para sobreviver.

CÁLCULO DE ÁGUA INGERIDA, COMO FAZER?

A ingestão de água é, geralmente, mais fácil de ser medida que a produção de urina, e por isso, é medida com maior frequência. A polidipsia é definida como a ingestão de maior que 100 mL/kg/dia de água em cães, ou seja, mais que 1,5 litro, considerando um cão com peso de 15kg.

DIABETES TEM TRATAMENTO?

Existe tratamento sim e quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a qualidade de vida do paciente. Por isso você deve marcar uma consulta com o veterinário se notar esses sintomas.

Dúvidas? Entre em contato no e mail: marina@endocrinopet.comuiMuita sede, por que isso acontece?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *