Vacinação de cães é um ato de amor!

vacina em caes

A vacinação de cães e gatos é de extrema importância para criar imunidade específica e anticorpos para determinadas doenças. Além disso, a vacinação evita a transmissão das zoonoses, como Leptospirose, Raiva e a Leishmaniose, que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.

Os animais estão diariamente em contato com diversas doenças infecciosas, assim como os seres humanos. A melhor maneira de prevenir que seu melhor amigo seja afetado por essas doenças é vacinando.

O primeiro passo para iniciar a vacinação é levá-los ao veterinário, que irá realizar exames clínicos para observar a saúde e iniciar a carteira de vacinação necessária.

As principais vacinas para cães são:

  • Vacina Polivalente: Previne o animal de doenças como a Cinomose, Coronavirose, Hepatite, Adenovirose II, Leptospirose, Parvovirose e Parainfluenza.
  • Vacina Antirrábica: É obrigatória, devendo ser aplicada todos os anos. Anualmente, existem campanhas de vacinação contra a raiva.
  • Vacina para Giárdia: Protege os animais contra a Giardíase.
  • Vacina da Gripe: Protege contra o vírus da gripe.
  • Vacina contra a Leishmaniose: Protege o animal contra a Leishmaniose. Deve ser feito um teste antes da aplicação.

A primeira dose da Vacina Polivalente em cães deve ser aplicada com 45 dias completos de idade, a segunda dose 21 dias depois da primeira e a terceira dose 21 dias após a segunda. Logo após a terceira dose da Vacina Polivalente, a Vacina Antirrábica poderá ser aplicada. A vacina para Giárdia não é obrigatória, mas deve ser aplicada com 60 dias de idade e a segunda dose 30 dias após a primeira. A vacina da gripe deve ser aplicada pelo menos 1 vez por ano.

As principais vacinas para os gatos:

A vacina contra Leishmaniose é dividida em três doses, devendo ser aplicada a cada 21 dias.

  • Vacina Quádrupla: Previne contra a Calicivirose Felina, Clamidiose Felina, Panleucopenia Felina e também a Rinotraqueíte Viral Felina.
  • Vacina Antirrábica: Previne contra a raiva e deve ser administrada anualmente. A Vacina Quádrupla deve ser administrada em 2 doses, sendo a primeira quando o animal completar 2 meses de vida, a segunda 21 dias depois da primeira dose. A primeira dose da vacina Antirrábica pode ser aplicada após a segunda dose da vacina quádrupla, é obrigatória e precisa ser reforçada anualmente. Todos os animais precisam de cuidados responsáveis com a saúde.

Consulte o veterinário e inicie a vacinação de cães e gatos.

Dúvidas? Entre em contato no e mail: marina@endocrinopet.com

A endocrinologista veterinária, Dra. Marina Madeira, é sócia-fundadora do EndocrinoPet, primeiro centro especializado em endocrinologia e metabologia de pequenos animais em Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), trabalha em parceria com clínicas veterinárias de Belo Horizonte e região metropolitana, através de encaminhamentos. Ou pelo contato direto dos tutores através dos canais de atendimento Endocrinopet. Compõe a equipe multidisciplinar do centro de especialidades veterinárias, CentroVet. Faz atendimento especializado prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças endócrinas e metabólicas.

vacina em caes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *