Cuidados com cachorro com problemas hormonais

cuidados com cachorros

Cuidados domiciliares de cachorro endocrinopata.

Quando abordamos o tema cuidados dos tutores com os pacientes com doenças hormonais precisamos nos lembrar que existem várias doenças nas quais há envolvimento de hormônios e essas doenças se comportam muitas vezes de formas antagônicas. Por isso não há uma orientação padrão geral para esses pacientes.

Selecionamos as principais e mais frequentes doenças de cão e gato e abordaremos os cuidados domiciliares importantes para com esses pacientes. Mas se a doença do seu animalzinho não foi citada, nos mande uma mensagem que será um prazer te ajudar.

A principal doença hormonal que acomete os cães é o Hiperadrenocorticismo, também conhecido como Síndrome de Cushing. Nessa doença o hormônio cortisol é produzido em excesso e se encontra aumentado na circulação sanguínea, causando no paciente sintomas como aumento do apetite, ingestão de água excessiva, urina mais frequente e volumosa e ganho de peso.

Essa doença pode ter diferentes origens e o tratamento varia de acordo com a sua origem. Nos casos em que o tratamento é medicamentoso, o cachorro irá receber a medicação duas vezes ao dia. Os cuidados que os tutores precisam ter é de não deixar o animal sem a medicação, sempre dar a medicação nos mesmos horários, com o estômago cheio, avisar ao veterinário responsável caso o cãozinho apresente vômito ou diarreia e comparecer nas datas previstas para fazer exames periódicos de controle.

Para os cãezinhos e gatinhos diabéticos, na maioria das vezes é indicado o uso da insulina. Esses pacientes tem como principais sintomas o emagrecimento, além de aumento do interesse pela água e aumento de volume e frequência de urina.

Nesse caso, os cuidados com cachorro são mais complexos.

O tutor será orientado sobre como e onde aplicar a insulina. No princípio parece difícil pra alguns, mas todos aprendem e conseguem fazer em casa com poucos dias de treino.

Além disso, a glicemia (concentração de glicose no sangue) precisará ser aferida eventualmente, quando o animal apresentar alguma alteração de comportamento, quando não quiser se alimentar ou quando o veterinário solicitar. Para isso o tutor será treinado e aprenderá como fazer, qual o melhor local do corpinho para coletar a gotinha de sangue e quando o fará.

O veterinário irá marcar exames periódicos e o acompanhamento desse paciente será feito bem de pertinho.

Caso precise de uma endocrinologista veterinária, Dra. Marina Madeira faz atendimento à domicilio ou no centro de especialidades veterinárias Centrovet. Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *