Doenças endócrinas mais comuns em cães

Doenças hormonais em cães

As principais doenças endócrinas podem apresentar diferentes manifestações clínicas e complicações para nossos pets. Conheça as endocrinopatias mais comuns em cães.

Diabetes mellitus possui sintomas clássicos como poliúria (excesso de urina), polidpsia (sede excessiva), polifagia (fome exagerada), com ou sem emagrecimento, e na constatação de hiperglicemia (em jejum) e de glicosúria persistentes.

O hiperadrenocorticismo (HAC) ou Síndrome de Cushing é a produção excessiva de glicocorticoides. Já o Hipoadrenocorticismo, ou Síndrome de Addison, caracteriza-se pela deficiência na secreção de cortisol.

A hiperlipidemia caracteriza-se por concentrações plasmáticas elevadas de triglicerídeos, ou de colesterol ou ambos. Os sinais clínicos frequentes são vômito, diarreia e desconforto abdominal. Casos mais graves têm sido associados à pancreatite, convulsões e paralisia de nervos periféricos.

Hipoglicemia apresenta sinais clínicos como convulsões, fraqueza, ataxia, ou seja, equilíbrio ou coordenação motora prejudicados.

O hipertireoidismo é um distúrbio metabólico sistêmico resultante da produção excessiva de hormônios da tireoide. Os sinais clínicos característicos do hipertireoidismo são perda de peso, polifagia e hiperatividade. 

Já o hipotireoidismo é a deficiência na produção desses hormônios. Os sinais clássicos desta doença incluem obesidade, letargia, fácies trágica, alopecia e outras alterações dermatológicas (hiperqueratose, hiperpigmentação, seborréia, foliculite, piodermite e furunculose recidivantes).

A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura, decorrente da ingestão de alimento é maior que o consumo calórico. Animais obesos têm mais propensão a adquirir diabetes.

Conheça alguns sintomas de doenças endócrinas que sinalizam que você deve procurar um especialista.

  • Beber água além do que se considera normal;
  • Urinar exageradamente;
  • Apresentar excesso de apetite;
  • Ganhar ou perder peso excessivamente;
  • Apresentar distensão abdominal;
  • Sonolência e/ou “preguiça”;
  • Tremores;
  • Lesões de pele recidivantes.

A endocrinologista veterinária, Dra. Marina Madeira, é sócia-fundadora do EndocrinoPet, primeiro centro especializado em endocrinologia e metabologia de pequenos animais em Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), trabalha em parceria com clínicas veterinárias de Belo Horizonte e região metropolitana, através de encaminhamentos. Ou pelo contato direto dos tutores através dos canais de atendimento Endocrinopet. Compõe a equipe multidisciplinar do centro de especialidades veterinárias, CentroVet. Promove atendimento especializado prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças endócrinas e metabólicas.

Para agendamento e informações: (31) 2510-6797 | (31) 98475-7033

4 comentários em “Doenças endócrinas mais comuns em cães”

  1. Pingback: Cuidados com cachorro com problemas hormonais - EndocrinoPet

  2. Pingback: Doença Renal Crônica: como prevenir? - EndocrinoPet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *