Doença Renal Crônica: como prevenir?

doenca renal cronica

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma doença degenerativa que pode levar os animais a morte se não for tratada. Geralmente acomete cães e gatos idosos, embora possa ocorrer em qualquer idade.

A DRC é caracterizada por um deficiência estrutural ou funcional que afeta os rins. As principais causas são difíceis de determinar, contudo, entre elas nos cães, a principal causa da DRC é a glomerulonefrite e nos gatos as causas mais comuns são: doença renal policística, ureterolitíase obstrutiva, pielonefrite, linfoma renal, amiloidose e nefrite difusa túbulo-intersticial.

Além do exame clínico realizado pelo veterinário, o diagnóstico da DRC exige exames de imagem e laboratoriais. As principais manifestações clínicas são: perda de peso, letargia, disorexia, desidratação, fraqueza, êmese, anemia, poliúria e polidpsia e também sintomas gastrointestinais, que começam a agravar devido às alterações pré e pós-renais.

O tratamento busca diminuir a progressão da doença, já que se trata de uma doença irreversível. O ideal é iniciar o tratamento o quanto antes, o que se torna difícil por ser uma doença silenciosa. Portanto, é de extrema importância a prevenção levando o animal ao médico veterinário regularmente para realizar exames preventivos.

Para mais informações entre em contato: marina@endocrinopet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *