Lama biliar no ultrassom: Devo me preocupar?

lama biliar

A Lama Biliar é um achado frequente no exame de ultrassonografia abdominal dos cães idosos e é comum em exames de imagem de animais portadores de doenças endócrinas.

É caracterizada pelo espessamento da bile, conteúdo da vesícula biliar.

A bile é formada, principalmente, por água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Dentre suas várias funções, se destaca a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.

O espessamento da bile acontece por acúmulo excessivo de cristais de cálcio e colesterol e sedimentação desses cristais, deixando a bile mais viscosa.

Em humanos a lama biliar é considerada anormal e está associada a cálculos biliares, pancreatite aguda e colangite (inflamação da vesícula biliar). Nos animais, não são frequentes os relatos de pacientes com lama biliar que evoluíram para cálculos. No entanto, a lama biliar pode ser considerada um estágio anterior da mucocele (bile semisólida) da vesícula biliar.

A mucocele pode ser causadora de ruptura da vesícula, pois seu conteúdo se torna tão espesso que é impossível de ser expelido pelos canalículos biliares, provocando obstrução, dilatação e ruptura. Esse quadro é grave e pode levar o animal a óbito por hemorragia interna.

Cães com hiperadrenocorticismo, diabetes mellitus e hipotireoidismo têm maior predisposição ao aumento nas taxas de colesterol e triglicérides circulantes. Essa condição é conhecida como hiperlipidemia e é uma das possíveis causas para a formação da lama biliar. Além disso, esses cães têm alterações na motilidade da vesícula biliar, que reduz a velocidade do fluxo da bile e predispõe à sedimentação dos cristais de cálcio e colesterol. Essa redução da motilidade contribui, então, para a formação da lama biliar.

Para tratamento dessa condição, frequentemente se utiliza uma medicação que irá tornar a bile mais fluida. Para isso, deve-se ter a certeza de que não há quadro obstrutivo associado. Nesse caso, o risco de ruptura da vesícula biliar é grande. O conteúdo, mais liquefeito, não teria por onde escoar. Há aumento da pressão sobre as paredes do órgão, predispondo seu rompimento.

Caso seu animal apresente lama biliar no exame ultrassonográfico, procure o auxílio de um veterinário especializado em endocrinologia veterinária. Estou à disposição para avaliação. Entre em contato!

MV. Marina Madeira
Endocrinologia Veterinária
Contato: (31) 9 8475 7033

Atendimento: Centrovet
Rua Raul Mendes, 42 – Floresta
Estacionamento próprio e gratuito para clientes.

6 comentários em “Lama biliar no ultrassom: Devo me preocupar?”

  1. Thereza Christina Serpa Cunningham

    Minha cachorrinha tem 6 anos,foi diagnosticada com lama na vesícula ,mas a única enzima alterada foi a fosfatose alcalina.O que isso quer dizer?

  2. Olá, por favor, me tire uma dúvida: no resultado do exame de ultrassom é laudado que existe presença de lama biliar, usa algum termo técnico? eu estou com dúvida sobre o diagnóstico dado pro meu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *