A alimentação natural para cães e gatos promove qualidade de vida e a longevidade para seu peludo!
A comida exerce, na vida diária de Pets e tutores, mais que um papel de sustento. Crenças individuais, fatores sociais e culturais, meio ambiente, dentre outros, governam o padrão alimentar das pessoas e consequentemente influenciam a escolha da dietas de seus animais de estimação.
A busca por dietas alternativas aos alimentos convencionais cresceu muito e é um dos questionamentos mais frequentes dos tutores. Dietas ditas naturais, veganas, alimentos crus, dietas vegetarianas e dietas comerciais “naturais” são normalmente as principais pedidas. De acordo com a FDA (Food And Drugs Administration), uma dieta é considerada natural quando os alimentos nela presentes são preservados por conservantes naturais.
A tendência dos alimentos naturais se baseia em maior parte em ingredientes integrais, como frutas, legumes e carnes. Evita-se alimentos processados, como grãos refinados fontes de fibras e seus subprodutos. Vários benefícios da alimentação natural são conhecidos: o principal deles é a maior palatabilidade do alimento, ou seja, a comida é mais atrativa para os animais, que comem melhor.
Na rotina clínica, a dieta natural muitas vezes é utilizada como alternativa às rações tradicionais, quando o paciente apresenta resistência de aceitação da ração, ou quando alguma patologia exige uma dieta específica que não existe disponível como dieta pronta no mercado.
Outra dúvida frequente é se o animal vai sofrer alteração na consistência de suas fezes. Isso é um mito. Desde que a transição entre a dieta comercial e a dieta caseira seja feita de forma adequada, a consistência das fezes dos animais tende a ser a mesma.
É muito importante que a dieta seja prescrita por um veterinário capacitado para tal. As dietas naturais precisam ser suplementadas com vitaminas, minerais e aminoácidos e o veterinário é o único profissional capaz de saber quais as necessidades de cada animal.
Dra. Marina Madeira
Médica Veterinária Endocrinologista
Adotei a dieta caseira para meu cão diabético em 2016. Acredito que isso ajudou a manter a longevidade dele, que hoje tem 19 anos.
Que alegria, 19 aninhos! Um guerreiro! A dieta natural, quando bem feita e suplementada corretamente, é mesmo uma excelente aliada no tratamento do diabetes mellitus. Por isso é tão importante o animal ter tutores dedicados e compromissados como você. Ficamos muito felizes com o resultado!