FIV e FeLV

CONHEÇA A FIV E FELV E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO.

A Imunodeficiência Felina(FIV) conhecida também como “AIDS” e a Leucemia Felina(FeLV) são doenças originadas por retrovírus e acometem gatos independente da raça ou sexo dos animais. A principal maneira de transmissão é pela saliva e secreções nasais de gatos infectados pelo vírus, que transmitem o vírus em brigas ou mordidas. Embora, também seja possível encontrar partículas dos vírus nas fezes, urina e leite dos animais.

Os sintomas da doença apresentam perda de peso, infecções crônicas, diarreia, febre, falta de apetite, anemia, aborto e infertilidade em gatas não castradas, diversos processos oftalmológicos, sintomatologia nervosa, inflamação oral e também o desenvolvimento de tumores.

A melhor maneira de prevenir a exposição dos animais a essas doenças é a criação indoor, ou seja, dentro de casa, que faz com que os animais não tenham contato direto a animais infectados. Existe também uma vacina contra a FeLV, que pode ser aplicada em animais que realizaram testes anteriormente e obtiveram o resultado negativo.

Se o seu animal for diagnosticado com essas doenças, o ideal é mantê-lo dentro de casa, em lugar limpo, ventilado e tranquilo e também aumentar os nutrientes em sua dieta, que deve ser completa e balanceada, para evitar o contato com infecções secundárias que podem ser de origem parasitaria ou bacteriana.

Ambas as doenças não possuem cura e podem levar os animais a morte se não diagnosticadas de maneira correta. O diagnóstico pode ser feito pela sintomatologia clínica e também por testes laboratoriais.

Verônica Scheifer

Para mais informações entre em contato: marina@endocrinopet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *