A castração de cachorro possui inúmeros benefícios para a saúde do anima, além de agir no controle reprodutivo dos animais, diminuindo as superpopulações que na maioria dos casos, geram abandonos.
A cirurgia de remoção dos órgãos reprodutores, que no caso das fêmeas são os ovários e o útero (ovariohisterectomia) e no caso dos machos, os testículos (orquiectomia), também evita graves doenças que poderiam levar os animais à morte.
Em fêmeas, reduz o risco de câncer de mama, do colo do útero e de ovários, também a vulnerabilidade à inflamações uterinas como é o caso da Piometra. Além disso, as fêmeas não entram mais no cio, evitando os sangramentos. A castração também evita a gravidez psicológica.
Os machos, diminui a probabilidade de cânceres como o de testículos e próstata. Também reduz comportamentos sexuais como a atração por fêmeas, o que faz com que os riscos de fugas diminuam.
A castração de cachorro pode aumentar a longevidade do animal.
Existem estudos que comprovam que a castração aumenta a expectativa de vida dos animais e também evita com que tenham que lidar com doenças que podem levá-los à morte, principalmente na fase idosa. Portanto, entre em contato com o veterinário e agende a castração!
Para mais informações entre em contato a Dra. Marina Madeira: marina@endocrinopet.com
Leia também: Tártaro dentário em cães como causa de outras doenças