Tártaro dentário em cães como causa de outras doenças

Tártaro dentário

Tártaro dentário, o que é?

Cuidar da saúde também é cuidar dos dentes do seu animal. A saúde dentária de um animal é inteiramente ligada a periodicidade da higienização de sua boca. Os cálculos dentários (Tártaros) são o primeiro indício de outras doenças que iniciam-se com a falta de higienização.

Tártaro dentário

O Tártaro é um acúmulo de substâncias endurecidas formadas pelos restos alimentares que os animais ingerem animais e pode ser evitado por uma simples escovação na boca do animal.

Esse acúmulo pode levar o animal a desenvolver periodontopatias como a gengivite e a periodontite. O primeiro estágio é a gengivite que apresenta inchaço e gengivas avermelhadas. No segundo estágio é a periodontite, que apresenta infecções gengivais com a presença de pus, hiperplasia gengival e também a desmineralização do osso.

A periodontite apresenta mau hálito e as bactérias das infecções podem passar pela corrente sanguínea do animal e atingir o sistema nervoso causando Meningite, as articulações e levar a Artrite e também o coração e pulmão, causando Endocardite, Bronquite e Fibrose pulmonar.

Causas do tártaro

A disposição dos animais a desenvolver o Tártaro é devido à sua dieta, idade e também pela imunidade. Em raças pequenas é maior a tendência ao desenvolvimento do Tártaro, devido à quantidade de dentes ser maior que o tamanho da boca do animal, facilitando o acúmulo de restos de alimento, além da sua qualidade no esmalte dental ser menor que em outros cães.

Os cães braquicefálicos também tem uma predisposição maior no desenvolvimento de cálculos dentários, já que pelo formato do seu crânio e mandíbula, os dentes ficam muito próximos dificultando a limpeza normal. No geral, todos os cães com mais de 5 anos podem começar a desenvolver os cálculos dentários se não for evitado e feita a escovação de maneira correta.

Tratamento do tártaro

A limpeza para a retirada do tártaro dentário do animal é um tratamento periodontal e deve ser feita em uma clínica veterinária, já que em alguns casos é preciso ser aplicada anestesia geral. O veterinário irá analisar o procedimento necessário a ser seguido.

Para evitar que esse procedimento aconteça, os dentes do animal devem ser cuidados diariamente por meio da escovação. Há rações especiais e produtos para escovação, que podem ser encontrados em locais destinados à animais, como petshops e pecuárias e até mesmo em mercados comuns. A consulta periódica ao veterinário também é uma das melhores formas de prevenir, onde serão feitas avaliações da saúde dentária do animal.

Para mais informações entre em contatomarina@endocrinopet.com

A endocrinologista veterinária, Dra. Marina Madeira, é sócia-fundadora do EndocrinoPet, primeiro centro especializado em endocrinologia e metabologia de pequenos animais em Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), trabalha em parceria com clínicas veterinárias de Belo Horizonte e região metropolitana, através de encaminhamentos. Ou pelo contato direto dos tutores através dos canais de atendimento Endocrinopet. Compõe a equipe multidisciplinar do centro de especialidades veterinárias, CentroVet, prestando atendimento especializado de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças endócrinas e metabólicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *