Prevenção de Doenças Endócrinas

Prevenção de Doenças Endócrinas

A prevenção de doenças endócrinas é o melhor remédio!

O sistema endócrino é constituído por glândulas localizadas em todo o corpo, que secretam hormônios que são transportados no sangue. Um hormônio, por definição, é uma substância que é secretada por uma glândula, mas exerce efeito em qualquer outra parte do corpo, por isso a disfunção de qualquer uma destas glândulas irá produzir graves problemas sistêmicos.

Principais endocrinopatias em pequenos animais domésticos são: hipertireoidismo, hipotireoidismo, hipoadrenocorticismo, hiperadrenocorticismo, Diabetes mellitus e hiperlipidemia.

Entre os sintomas mais comuns de doenças hormonais encontram-se: apatia, polidipsia (beber muita água), poliúria (urinar exageradamente), polifagia (apresentar apetite excessivo), aumento ou perda de peso, problemas oculares, problemas neurológicos, alopecia (perda de pelos) e/ou lesões frequentes na pele.

Uma questão importante e que cresce no Brasil e no mundo é a obesidade em cães e gatos. Como na medicina humana, o problema desencadeia ou agrava uma série de enfermidades, incluindo as endocrinopatias e diminuem a qualidade de vida dos animais. É preciso estar atento e manter o animal ativo, com alimentação balanceada e com o peso adequado.

Como os sinais das doenças endócrinos são bem genéricos e inespecíficos, podendo uma doença hormonal grave passar despercebida, é importante a avaliação pelo médico veterinário endocrinologista, especialista em doenças hormonais.

Vale ainda ressaltar que a recomendação por um veterinário especializado, em nenhum momento desmerece a importância e a necessidade do profissional generalista.

Prevenção de Doenças Endócrinas

Para mais informações, entre em contato: marina@endocrinopet.com 

A Dra. Marina Madeira, médica veterinária especializada em endocrinologia, é sócia-fundadora do EndocrinoPet, primeiro centro especializado em endocrinologia e metabologia de pequenos animais em Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), trabalha em parceria com clínicas veterinárias de Belo Horizonte e região metropolitana, através de encaminhamentos. Ou pelo contato direto dos tutores através dos canais de atendimento Endocrinopet. Compõe a equipe multidisciplinar do centro de especialidades veterinárias, CentroVet, prestando atendimento especializado de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças endócrinas e metabólicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *