Endocrinologia Veterinária

Cães e gatos também podem apresentar doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios, assim como os seres humanos. O sistema endócrino é responsável pelos hormônios que são usados ​​para controlar várias funções em todo o corpo e variam desde o controle da temperatura corporal e o nível de apetite do seu animal de estimação até a regulação do metabolismo, o desenvolvimento e a função sexual de seu animal de estimação.

Os sintomas mais comuns em doenças endócrinas são: beber muita água, urinar exageradamente, apresentar muito apetite, ganhar ou perder peso excessivamente e/ou lesões na pele freqüentemente. Para tratar esses problemas, o endocrinologista veterinário é o especialista mais indicado.

Endocrinologista Veterinário é o médico capaz de tratar doenças hormonais que afetam os animais. Este profissional, além de Médico Veterinário com atuação na área clínica, possui pós-graduação ou especialização na área endócrina e trata doenças como o hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo e diabetes mellitus , além de obesidade. É importante lembrar que um animal acima de peso não é sinônimo de um pet saudável e geralmente ocorre uma redução da sua média de vida e problemas secundários decorrente dessa doença.

Quanto mais cedo for diagnosticada uma doença endócrina, melhor será para a saúde do seu animal de estimação. Essa é uma das razões pelas quais as consultas e os exames regulares de cães e gatos são tão essenciais. Eles permitem o fornecimento de pistas para que o endocrinologista veterinário para diagnósticos e tratamentos de doenças antes de se tornarem mais graves.

As doenças endócrinas mais frequentes são:

Diabetes Mellitus: Ocorre na deficiência parcial ou absoluta de insulina (produzida pelo pâncreas), levando ao aumento da concentração de açúcar no sangue. O cão ou gato apresenta aumento da sede e da frequência e do volume urinário; ocorre aumento do apetite com ou sem redução de peso. Aqui é importante ressaltar que gatos quando diagnosticados no início da doença podem ser curados e deixarem de ser diabéticos, não sendo o mesmo válido para cães, que geralmente necessitam de doses diárias de insulina.

Hipertireoidismo em gatos: Os cães também podem apresentar, no entanto é mais comum em gatos idosos. O pet apresenta sintomas próximos aos da Diabetes mellitus com aumento de apetite e emagrecimento, aumento da sede e da frequência e volume urinário. No hipertireoidismo há aumento da produção dos hormônios da tireóide. Alguns gatos podem se mostrar agressivos quando apresentam hipertireoidismos, o que é resolvido com o tratamento. Os tratamentos atuais envolvem uso de medicamentos, cirurgia ou radioterapia.

Hipotireoidismo: Há deficiência na produção dos hormônios tireoidianos, sendo basicamente o contrário do que ocorre no hipertireoidismo. O animal fica letárgico, ficando preguiçoso ou sonolento, ocorre apatia, ganho de peso, queda de pelos e infecção cutânea. O tratamento consiste em reposição hormonal. Hiperadrenocorticismo: Produção excessiva dos hormônios adrenais. É também conhecido como Síndrome de Cushing em cães (atinge gatos com menos frequência), sendo uma das endocrinopatias mais frequentes em cachorros idosos. A doença ocorre devido à presença de tumores (benignos) na hipófise ou na adrenal (benigno ou maligno) e o hormônio mais envolvido é o cortisol. Seu diagnóstico envolve uma série de exames e testes funcionais. Entre os sintomas está: sede em excesso, maior frequência urinária,infecções cutâneas, abdômen distendido e fome excessiva.

Hipoadrenocorticismo: Deficiência dos hormônios produzidos pelas adrenais.É mais frequentes em cães do que em gatos (apesar de ocorrer raramente em ambos) e conhecida como Doença de Addison. Seu diagnóstico costuma ser complicado, uma vez que as manifestações clínicas são bastante inespecíficas e variáveis com o grau da doença. O hipoadrenocorticismo ocorre devido à destruição imunomediada do córtex da adrenal e seu tratamento consiste em reposição de glicocorticóides e mineralocorticóides.

Obesidade: É a principal doença metabólica, onde a ingestão de calorias é maior do que o consumo das mesmas, causando alteração no balanço energético do animal. A obesidade reduz a qualidade e expectativa de vida dos pets, levando o animal a apresentar problema de mobilidade, cansaço, alterações cutâneas, roncos, entre outros, levando também a um predisposição de desenvolver Diabetes mellitus.

Hiperlipidemia: É o aumento do nível de colesterol e/ou triglicerídeos no sangue. O pet com esse problema pode apresentar dores abdominais, diarreia, vômito, problemas oculares e convulsões. As hiperlipidemias são menos comuns em animais de estimação que em seres humanos, mas reconhecidas na medicina veterinária. Algumas raças de cães parecem apresentar predisposição, como é o caso da raça Schnauzer miniatura e do pastor de Shetland.

Todos sabem que o sobrepeso e a obesidade contribuem para o desenvolvimento de diversas alterações na saúde, como diabetes, problemas articulares, cardiovasculares e redução da expectativa de vida. Com seu pet não é diferente, fique atento!

*Consulte um Médico Veterinário Endocrinologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *