Medição da Pressão Arterial em Cães

A avaliação da pressão sanguínea arterial é uma ferramenta importante e indispensável na prática clínica veterinária, devido sua utilidade no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversas doenças, bem como a monitorização de pacientes anestesiados ou sob cuidados intensivos.

A monitorização de rotina da pressão arterial permite uma avaliação do status circulatório individual de cada paciente, contudo, a avaliação indiscriminada da pressão sanguínea em animais saudáveis pode incorrer no risco de um diagnóstico errôneo de hipertensão, muitas vezes induzido pelo próprio estresse.

A ansiedade provocada pela visita ao veterinário (caracterizada pela “Síndrome do Jaleco Branco”), presença de estranhos no ambiente, tricotomia, colocação e insuflação do manguito, além de outros estímulos de estresse, podem causar a liberação de catecolaminas, levando a uma falsa elevação da pressão sanguínea no momento da mensuração.

As condições patológicas como doenças renais, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus, hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo) influenciam os valores da pressão arterial.

Hipertensão em Cães

A hipertensão arterial sistêmica se caracteriza pelo aumento constante da pressão arterial levando a seqüelas clínicas. No cão está mais comumente associada a quadros clínicos como: doença renal crônica, hiperadrenocorticismo, diabetes mellitus e cardiopatias (incluindo trombose e AVC); e em gatos associada a doença renal crônica e cardiopatias, bem como hipertireoidismo.

As doenças associadas com o aparecimento da pressão arterial são mais freqüentes em animais geriátricos, sendo, portanto recomendado um acompanhamento da pressão em animais com idade igual ou superior a 10 anos.

Existe relação entre obesidade e hipertensão, tanto em cães como em humanos, levando ao aumento da pressão sanguínea. Interações com doenças que levam a obesidade e elevação da pressão (como hipotireoidismo) e também com a idade (cães mais velhos tendem a ter sobrepeso) são também descritas.

O mais importante é estar atento e sempre procurar orientação com um Médico Veterinário de confiança.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: marina@endocrinopet.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *